Você sabia que desde a barriga da mamãe os bebês já começam a desenvolver alguns sentidos? Por isso, fala-se tanto da importância de estimulá-los desde a vida intrauterina, através de músicas, leituras e conversas!

Imagina, então, quando os pequenos já estão aqui nesse mundão enorme?

Mesmo com lembranças vagas desse período, as experiências físicas e afetivas vividas nos primeiros anos ficarão guardadas para toda a vida, influenciando a trajetória do indivíduo até a vida adulta.

Uma pesquisa conduzida pelas universidades de Montreal (Canadá) e de Minnesota (EUA), com cerca de 80 mães e seus bebês, apontou que a interação com a mãe no primeiro ano de vida ajuda a criança a desenvolver melhor suas funções cognitivas, como a habilidade de controlar impulsos e de se lembrar de coisas.

Ainda no finalzinho de 2017, eu tive a oportunidade de conhecer de perto o trabalho conduzido pela Panos Pra Manga através do Encontro de Bebês, que conta com atividades lúdicas com o objetivo de incentivar e ampliar experiências sensoriais, criativas e sociais dos pequenos. Além de proporcionar novas descobertas, desenvolver habilidades e estimular a criatividade, essa é, sem dúvida, a reunião mais fofa que você já viu!

As atividades são orientadas por dois profissionais, sendo um músico e um arte-educador, e envolvem musicalização, atividades plásticas e psicomotoras. Os grupos são formados por crianças entre 6 meses e 2 anos e meio, sendo cada criança sempre acompanhada por um responsável.

 

Logo abaixo você confere um pouquinho a delícia que são os encontros que acontecem com o grupo que se reúne no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro:

 

Fonte:
http://revistacrescer.globo.com
https://g1.globo.com/bemestar